Foto: Renan Mattos (Diário/Arquivo)
O Centro de Apoio e Direitos para Pessoas que vivem com o HIV iniciou, em abril, uma campanha de arrecadação em Santa Maria. O objetivo da iniciativa é conseguir doações de roupas e sapatos novos ou usados em bom estado para crianças recém-nascidas, montando assim o enxoval de mães que fazem parte do Espaço G(estar).
– A arrecadação do enxoval torna-se de grande importância, porque é destinada a auxiliar gestantes em maior vulnerabilidade, que tenham pouco ou nenhum suporte para conseguir esses itens para seu bebê – afirma a coordenadora da Política de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais de Santa Maria, Márcia Rodrigues.
As doações podem ser entregues ao longo do ano na Casa Treze de Maio (Rua Riachuelo, 364, Centro), no Centro de Apoio e Direitos para Pessoas de Vivem com o HIV e na sede da Secretaria Municipal da Saúde (Avenida Nossa Senhora Medianeira, 631, Bairro Nossa Senhora Medianeira).
O Espaço
No âmbito do Centro de Apoio PVHIV, o Espaço G(estar) é um grupo terapêutico composto por gestantes e puerpéras que vivem com HIV. Conforme Márcia, são abordadas temáticas que envolvem a gestação, o parto e o puerpério, além da importância do tratamento. A cada encontro, os participantes recebem passagem para o deslocamento, lanches e itens para o enxoval do bebê. Ao final da gestação, a equipe do Centro de Apoio realiza uma sessão de fotos produzidas para presentear as participantes.
Cenário
Conforme dados da Coordenação da Política Municipal de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais, 24 gestantes receberam o diagnóstico de HIV em 2022. Destas gestações, 17 crianças nasceram expostas ao vírus. Márcia ressalta a importância do acompanhamento médico durante a gravidez:
– O Pré-Natal é fundamental para que o diagnóstico precoce seja feito. É para a gestante, a criança e o parceiro. A mulher que vive com HIV e trata não transmite ao bebê. A transmissão só vai acontecer se não houver o tratamento.
Conforme a coordenadora, como a amamentação é contraindicada nestes casos, fórmulas são fornecidas para crianças de até um ano de idade em pontos específicos de Santa Maria. O item pode ser retirado na Unidade de Dispensação de Medicamento (UDM), ao lado da Casa Treze de Maio, ou no HUSM, conforme a referência da puérpera.
Espaço G(estar)
- Quem pode fazer parte: Gestantes e/ou puerperas de Santa Maria que vivem com HIV e fazem acompanhamento na Casa Treze ou Hospital Universitário de Santa Maria (Husm);
- Quando ocorre os encontros: todas as terças feiras, das 14h às 15h30min;
- Onde: no Centro de Apoio e Direitos a PVHIV (Rua Treze de Maio, 35, Centro).